O Racionais MC’s, maior grupo de Rap do Brasil, conquistou uma legião de fãs ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira com os versos impactantes que integram suas músicas atemporais.
Entre os clássicos lançados pelo grupo formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, a pedrada “Jesus Chorou” é, sem dúvidas, uma das canções mais aclamadas do grupo.
Em um vídeo resgatado recentemente pelo portal Rap Mais, o icônico DJ e produtor musical KL Jay aparece fazendo um set em uma festa e, ao mesmo tempo, compartilhando alguns detalhes sobre o processo de criação do hit, que foi incluído no emblemático disco Nada Como um Dia Após o Outro Dia, lançado em 2002 pelos Racionais.
KL Jay explica criação de clássico dos Racionais
Inicialmente, o músico revela ao público que, um certo dia, estava em uma loja de vinil e escolheu Livin’ for You (1973), de Al Green, enquanto separava alguns discos. Após pedir para que tocassem o LP, ele disse:
“No começo da música [‘Free at Last’], eu falei: ‘me dá esse aí, Gordo. Me dá que eu quero esse’. Fui pra casa, aí eu sampleei na MPC. Aí fiquei ouvindo isso aqui, ó, durante duas horas. Eu morava com a minha mãe ainda.
E aí eu ouvi a música na sala, na cozinha… Ela [mãe] tava na cozinha fazendo comida, ficou quietinha, porque ela sabia intuitivamente o que eu tava fazendo. Ela não falou nada. E eu ficava ouvindo isso aqui, ó, na cozinha, no quarto…”
Jay explicou que ouviu o sample em diferentes lugares para identificar se ele não ficaria cansativo e, em seguida, foi pedir a opinião de seu parceiro Mano Brown:
“Aí eu liguei pro Brown, mostrei pra ele. Ele falou assim, daquele jeitão: ‘Som louco, hein. Manda pra mim que eu vou colocar o beat’. Aí passou um mês, ele me mostrou a ‘Jesus Chorou’. Ele cantou pelo telefone pra mim. Falei: ‘Ô, Brown… Cê é louco, mano’”.
Enquanto era aplaudido pelo público, KL Jay deu continuidade à sua performance depois de declarar, sem modéstia (e com toda a razão), que a música com quase 8 minutos de duração é “um dos raps mais cabulosos do Brasil”:
“Aí a gente fez um dos rap mais cabuloso do Brasil, cara. Essa é a grandeza do Hip Hop, tá ligado? Hip Hop é ancestral, afrofuturista, pan-africanista. Não é movimento não, é cultura. Se fosse movimento já tinha acabado. A cultura que vai durar por mais cem, duzentos anos, mano.”
Confira a seguir o vídeo com a explicação de KL Jay e em seguida ouça o clássico “Jesus Chorou” do Racionais!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RAP
Dos clássicos do Rap ao Trap: a Playlist TMDQA! Rap é perfeita para você conhecer novos sons de artistas nacionais e internacionais! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!