Até Ronnie James Dio já xingou

5 músicos que já declararam seu ódio por Ozzy Osbourne

Incluindo antigos companheiros de banda e músicos da cena do Metal, descubra quem são alguns desafetos do vocalista

Ozzy Osbourne
Foto por Ross Halfin

Ozzy Osbourne sempre foi uma pessoa que atraiu olhares, seja por sua personalidade sombria que acompanha seu talento excepcional nos palcos ou pelas várias controvérsias nas quais esteve envolvido ao longo dos seus 57 anos de carreira.

O músico britânico, também conhecido como Príncipe das Trevas, se consolidou como um dos maiores nomes do Heavy Metal através de sua entrega tanto no Black Sabbath como em seu trabalho solo. No entanto, mesmo obtendo muitas conquistas para o mundo do metal através de clássicos como “Crazy Train”, “Paranoid” e “Iron Man”, Ozzy não saiu ileso das críticas e do desprezo de alguns artistas.

Desde discussões acaloradas a morder (por acidente) a cabeça de um morcego no palco, atitudes de Osbourne deixaram alguns músicos tão desapontados que, em algumas ocasiões, eles falaram abertamente sobre sua antipatia pelo ícone do Metal.

A seguir, você pode conferir algumas histórias e comentários, reunidos pelo Far Out, de pessoas que já demonstraram sua aversão a Ozzy Osbourne!

5 músicos que odeiam Ozzy Osbourne

Ronnie James Dio

Em 1979, Ozzy Osbourne foi demitido do Black Sabbath devido ao uso abusivo de drogas e seu lugar foi assumido pelo talentoso Ronnie James Dio, que também era considerado um dos artistas mais bem-sucedidos do Heavy Metal com seus trabalhos no Elf e especialmente no Rainbow.

O músico, que garantiu alguns anos de muito sucesso para o Sabbath, compartilhou no início dos anos 1980 uma resposta ácida após ficar sabendo que Ozzy menosprezou o guitarrista Tony Iommi:

“As coisas que Ozzy disse, para mim, são como empurrar um bêbado da ladeira. De verdade. Eu me sinto como alguém que tem uma espada contra alguém que não tem ideia do que é uma arma. Acho o homem estúpido, totalmente desprovido de inteligência, um animal.”

O músico ainda questionou a habilidade musical de Ozzy, acrescentando:

“Duvido muito que Ozzy pudesse cantar uma música se você colocasse um rádio em uma mala e desse a ele na mão. Duvido sinceramente disso, e sei disso porque ouvi isso das pessoas que trabalharam com ele por 12 anos.”

Justin Hawkins

Justin Hawkins, vocalista do The Darkness, chegou a compartilhar duas situações envolvendo o ex-líder do Black Sabbath que não lhe causaram boas memórias.

Uma delas aconteceu em 2018, quando o Darkness e Ozzy tocaram no Sweden Rock Festival. Durante o evento, Hawkins usou suas redes sociais para expressar o ambiente desagradável dos bastidores por conta do colega. Na época, ele ironizou em sua conta do Twitter:

“Trancado no camarim. Ozzy está chegando. Então ninguém tem permissão para sair de seus camarins! Deus nos livre que a atração principal precise sofrer um encontro com um colega artista.”

Outra situação lembrada por Hawkins aconteceu um tempo antes, quando a revista Metal Hammer convidou o The Darkness para entrevistar Ozzy. A proposta foi recusada, no entanto, devido ao fato deles terem que ir até o local da entrevista em um carro “escuro” – que impedia a visão dos músicos. Complicado!

Bill Ward

Bill Ward, baterista original do Black Sabbath, ficou de fora de duas oportunidades de reuniões da banda. Após o segundo convite, no entanto, o músico compartilhou em suas redes sociais que o motivo de se manter afastado da banda foi causado por atitudes de Ozzy:

“As declarações frequentemente imprecisas sobre mim como pessoa e como músico fizeram com que eu ficasse cauteloso e especialmente distante emocional e espiritualmente de Ozzy. Sua retórica acima de tudo me trouxe a maior discórdia.”

É provável que o principal motivo tenha sido os comentários feitos por Ozzy sobre a incapacidade de Ward de se apresentar ao vivo devido ao seu peso. A boa notícia é que o baterista parece estar adotando um discurso mais conciliador neste momento, como te contamos por aqui.

Bob Daisley

O baixista Bob Daisley integrou a banda solo montada por Ozzy Osbourne depois de sua saída do Black Sabbath, mas ele não esperava que sua participação no grupo lhe causaria posteriormente idas à justiça.

O músico esteve envolvido na criação dos primeiros discos da carreira solo de Ozzy, mas em seguida foi dispensado pelo vocalista e logo iniciou sua jornada legal para conseguir o crédito por suas contribuições.

A primeira vitória de Daisley aconteceu em 1986, quando foram concedidos a ele créditos de composição por suas suas contribuições nos álbuns. Em 2002, o músico abriu outro processo alegando que Osbourne negou royalties a ele.

Já em 2016, Bob entrou com outra ação afirmando que Ozzy recusou o pagamento de US$2 milhões em royalties pelo hit “Crazy Train”. Alguns pedidos do baixista foram resolvidos ao longo do caminho, com o baixo de Daisley removido de algumas músicas e substituído por regravações de um músico de estúdio.

Ted Nugent

O polêmico Ted Nugent já mostrou que está sempre pronto para expressar sua opinião mesmo que o assunto não pareça ter nenhuma relação com seu trabalho. Em 2002, o músico demonstrou sua aversão não apenas a Ozzy, mas à família dele ao falar sobre o famoso reality show The Osbournes:

“Eu acho que é uma acusação à falta de alma do homem moderno que nós nos divertimos testemunhando uma criatura magnífica reduzida a um idiota balbuciante e sem esperança.”

Depois de ter deixado Sharon Osbourne extremamente irritada com sua colocação, Nugent voltou a se manifestar sobre uma decisão de Ozzy anos depois, ao comentar sobre a mudança do artista. Na época, ele deixou Los Angeles para morar na Inglaterra.

Ignorando os problemas de saúde de Ozzy e transformando a decisão do músico em uma pauta política em seu favor, Ted disse:

“Até [Osbourne] está dando o fora de Los Angeles porque ele prefere viver em uma Inglaterra tirana do que em uma zona de tiro orquestrada — uma zona de tiro, uma capital de assassinato orquestrada pelo sistema judicial, o promotor público, os promotores do condado de Los Angeles.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!