Em entrevista para a NME, Mike Joyce, baterista do The Smiths, finalmente foi lembrado e questionado pela revista sobre o fim de sua rivalidade de décadas com o guitarrista Johnny Marr, bem como a recente briga envolvendo uma possível reunião e a morte do baixista Andy Rourke em Maio de 2023.
A dupla não se falava desde que Joyce processou Marr e o vocalista Morrissey em 1996 com relação aos royalties dos Smiths. Na ocasião, o baterista venceu o caso e recebeu mais de R$7 milhões em indenização.
Na conversa com a revista, Joyce revelou que foi na cerimônia privado realizada em Manchester para marcar um ano da morte de Rourke – vítima de câncer no pâncreas – que ele voltou a falar com Marr (via NME):
“Eu tinha visto Johnny em jogos do Manchester City e tínhamos uma relação civilizada, mas não havia conversa. Eu sabia que Johnny estaria na cerimônia de Andy e pensei: ‘Isso não é sobre mim ou Johnny, não é sobre nada além de Andy’. Com isso em mente, eu estava bastante confortável em ver Johnny. Não foi difícil quando o vi, foi apenas incomum, pois eu não falava direito com Johnny há anos e anos. Mas tivemos uma boa conversa lá.”
Por coincidência, Mike e Johnny se encontraram novamente em um jogo do City menos de uma semana depois – graças a Noel Gallagher, torcedor fanático do time de futebol. Como parte das comemorações, o clube convidou Joyce e Gallagher para aparecerem no lado do campo:
“Quando Noel saiu, vi que ele estava com Johnny. Eu disse a Johnny: ‘Olha só, cara, vamos ter que parar de nos encontrar assim’. Depois de não nos vermos por tanto tempo, [a segunda vez] foi engraçada. Falamos sobre mantermos as coisas civilizadas entre nós e profissionais no que diz respeito aos negócios. Isso funciona para mim.”
Melhor assim, né?
Baterista do The Smiths refuta possibilidade de reunião da banda
Já que Joyce e Marr estão em uma fase mais amistosa, pode ser que muitos fãs se animem para uma possível reunião dos Smiths. No entanto, Mike alega ser completamente inviável retornar ao grupo depois do falecimento de Andy, e aproveitou para dar uma cutucada nos ex-companheiros.
Lembrando dos rumores (já negados) de que Johnny Marr teria pensado em usar o nome The Smiths com uma formação totalmente diferente, ele insinuou que se surpreende com o fato de Morrissey e Marr não terem feito algo sem seu consentimento até hoje:
“Outras pessoas terão outras ideias, mas, no que me diz respeito, com Andy não estando aqui, é impossível ter uma reunião dos Smiths. Mas Morrissey e Marr juntos? Obviamente, eu li essas farpas trocadas e estou surpreso que eles não tenham feito nada antes – [achei] que eles teriam feito algo há dez ou 15 anos, quando quer que fosse. A propriedade do nome dos Smiths, saindo [em turnê] como The Smiths com [outro baterista e baixista]? Tanto faz.”
Será?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!