Lucro em cima de tragédia

Terrível: usuários do TikTok se colocaram no caminho do Furacão Milton para ganhar seguidores

Influenciadores estão desafiando o fenômeno, espalhando desinformação e lucrando em cima da tragédia; veja

Terrível: usuários do TikTok se colocam no caminho do furacão Milton para ganhar seguidores
Imagem: Reprodução

Você achou que a era das pessoas que não acreditam na ciência e na natureza tinha passado? A passagem do furacão Milton pela Flórida, que deixou pelo menos 16 mortos e 120 famílias desabrigadas, tem revelado alguns personagens que ainda estão nessa.

Enquanto milhões de moradores seguiram as ordens de evacuação obrigatória, outros se colocaram propositalmente no caminho do furacão para registrar tudo nas redes sociais e ganhar seguidores.

Um influenciador da Flórida chamado Mike Smalls Jr. montou um acampamento precário e fez transmissões ao vivo no Kick da passagem do fenômeno, dando a falsa impressão de que os estragos não estavam sendo tão grandes.

Ele já havia feito a mesma coisa quando da passagem do furacão Helene, que deixou pelo menos 220 mortos em setembro.

Influenciadores divulgam apostas durante furacão Milton

Esta outra “personalidade digital” no TikTok fez pouco caso do furacão Milton e ironizou as pessoas que deixaram suas casas e ostentou o seu “sofá de 3 mil dólares” (via Rolling Stone):

“Todos vocês saindo de casa enquanto eu vou ficar aqui, no meio da zona de alagamento, deitado no meu sofá de 3 mil dólares e esperando que o furacão passe.”

Outro usuário do TikTok “aproveitou” a tragédia para divulgar uma “oportunidade de aposta”:

“Este terreno estará alagado amanhã, mas a sua conta bancária não estará se você fizer essa aposta.”

Ainda há uma thread envolvendo a música “Folsom Prison Blues”, de Johnny Cash, que consiste simplesmente em fazer edições apocalípticas das cenas de destruição na Flórida, diminuindo o sofrimento de quem foi atingido.

Vídeos de desinformação no TikTok geram monetização

Essa prática de se aproveitar de tragédias naturais para ganhar seguidores não é nova nos Estados Unidos e já ganhou até nome: “posting through it”, ou “postando em meio ao caos”, em tradução livre.

Além do extremo mau gosto e de gerar desinformação para a população, esses vídeos podem render até US$10 mil para os influenciadores, já que frequentemente ultrapassam 1 milhão de visualizações, que é a meta para monetização no TikTok.

Dá pra acreditar? Por motivos óbvios, escolhemos não compartilhar os vídeos nesta matéria – mas, infelizmente, basta uma pesquisa rápida na plataforma para encontrá-los…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!