Eddie Van Halen foi um dos guitarristas mais influentes da história do Rock, mas sua vida também foi marcada por algumas controvérsias que atraíram desafetos para o saudoso artista.
O músico revolucionou o estilo de tocar guitarra, apresentando a outros artistas técnicas como o tapping, mas acabou vendo algumas de suas relações sendo prejudicadas por conta principalmente do impacto de seu vício em drogas e álcool.
Além de afastar artistas que encontrava pela estrada, Van Halen acabou, em certas ocasiões, comprometendo até mesmo sua proximidade com músicos de sua própria banda.
Confira abaixo uma lista com alguns comentários, reunidos pelo portal Far Out, de artistas que não esconderam seus desafetos por Eddie Van Halen.
5 músicos que odiavam Eddie Van Halen
David Lee Roth
Não deve ser muito prazeroso tocar com alguém que você não considera um amigo, mas a relação entre o vocalista David Lee Roth e Eddie Van Halen era assim dentro da banda Van Halen.
Enquanto o foco do guitarrista era explorar novos sons e técnicas para expandir a sonoridade da banda, Roth tinha mais preocupações em relação à imagem e à performance do grupo. Logo, essa diferença de prioridades acabou influenciado na saída de David da banda em 1985.
Depois dos músicos já terem afirmado em algumas situações que eles nunca foram amigos e sim músicos excepcionais que trabalharam juntos, em 2019, Lee Roth fez um comentário bem claro sobre sua relação com Van Halen:
“Nós nunca nos demos bem. Começamos em bandas rivais. Rivais amargos. Mas fomos jogados juntos, e foi incrível. Nós sempre nos odiamos, até o último telefonema.”
Dee Snider
A saída de Sammy Hagar, que entrou no Van Halen para substituir David Lee Roth em 1996, causou polêmica na cena do Rock. Dee Snider, líder do grupo de glam rock Twisted Sister, saiu em defesa do vocalista ao falar sobre as rivalidades que aconteciam no Van Halen e alfinetar as atitudes de Eddie.
Dee elogiou Haggar dizendo que ele era “o cara” e o descreveu como “talentoso e um cara durão”. Ao mesmo tempo, ele criticou o distanciamento de Van Halen e sua maneira de aparecer nos locais:
“No que diz respeito a Eddie, para qualquer um que esteja realmente assistindo e prestando atenção, Eddie está fora de si.”
Snider relembrou ainda de um show do Van Halen que seu filho assistiu nos anos 1990, criticando as escolhas estéticas do guitarrista:
“Ele disse que [Eddie] parecia um sem-teto. E eu ouvi isso de tantas pessoas”.
Geddy Lee
Geddy Lee, vocalista e baixista do Rush, passou a ter aversão a Eddie Van Halen após uma situação delicada que aconteceu em 1980.
O Van Halen se apresentou em um show em Leicester na mesma noite em que o Rush estava na cidade e, após a banda de Lee ter alugado um bar para comemorar, o espaço foi invadido pela equipe do Van Halen.
Geddy e Eddie estavam conversando no bar, mas o guitarrista derramou um pouco de sua bebida e ela acabou molhando algumas fitas do Rush que Lee estava tentando tocar para ele – no fim das contas, isso causou um mal-estar entre os dois.
No ano seguinte, o Rush abriu um show do Van Halen em Las Vegas e, em tom de brincadeira, a banda de Geddy Lee disse à equipe de segurança para barrar a entrada dos integrantes da banda de Eddie enquanto eles estivessem tocando.
Acontece que, após ter notado que alguns dos músicos estavam assistindo ao show, Lee foi esclarecer as coisas com o Van Halen. No entanto, o segurança do grupo não fazia ideia de quem ele era e acabou derrubando o baixista no chão.
Lindsey Buckingham
Lindsey Buckingham pode até não ter deixado tão aparente a razão da sua antipatia pelo integrante do Van Halen, mas não pegou leve no momento em que decidiu compartilhar uma crítica sobre seu trabalho.
Em 2012, o cantor e guitarrista do Fleetwood Mac fez críticas duras sobre Eddie:
“Sempre acreditei que você toca para destacar a música, não para destacar o músico. A música é tudo o que importa. Há duas maneiras de escolher. Você pode tentar ser alguém como Eddie Van Halen, que é um ótimo guitarrista, um virtuoso. No entanto, ele não faz bons discos porque o que ele toca está totalmente perdido no contexto da música desta banda.”
Pat Smear
Pat Smear, que foi guitarrista do Nirvana e hoje toca com o Foo Fighters, chegou a idolatrar Eddie Van Halen, descrevendo a banda do músico como “repugnantemente brilhante” e apontando que o guitarrista veterano “arruinou a porra minha vida quando ele apareceu”.
No entanto, um encontro “nojento” com o artista o fez perder sua admiração.
Em uma determinada noite, Van Halen chegou embriagado nos bastidores de um show da banda de Kurt Cobain, tentando convencer o grupo de deixá-lo subir no palco com eles, já causando um clima tenso. Mas as coisas pioraram quando Smear disse ter ouvido um comentário racista de Eddie quando se encontrou com ele:
“Eddie se vira e me vê, mas não diz oi nem nada. Ele só diz, ‘Ah, não, não é um moreno.’ No começo, pensei que ele estava brincando. Mas ele continuou me perguntando, ‘O que você é? Você é tipo um Raji ou algo assim? Você é mexicano?’”