Chris Brown e Drake estão novamente no meio de uma disputa judicial sobre a música “No Guidance”. Desta vez, os artistas Tykeiya Dore e Marc Stephens acusam a dupla de plágio, afirmando que a faixa lançada em 2019 copia elementos importantes de “I Got It”, uma música que Dore e Stephens criaram em 2016.
No processo, eles pedem uma indenização de pelo menos US$5 milhões e citam que a faixa teria “disfarçado” a cópia alterando apenas pequenas partes da composição original. Além dos cantores, o processo inclui coautores da música e até o YouTube, Alphabet e Google.
Os reclamantes alegam que o refrão “you got it” em “No Guidance” se parece demais com o “I got it” de “I Got It” e que as duas faixas compartilham acordes, tempo e ritmo quase idênticos. O documento aponta também para um vídeo de comparação entre as músicas, postado no YouTube e posteriormente retirado do ar, onde muitos ouvintes reconheceram a semelhança entre as duas canções.
Continua após o vídeo
Alegações de semelhança e acusações contra o YouTube
Dore e Stephens afirmam que “No Guidance” teria trocado o refrão de “I got it” por “you got it” para ocultar o plágio, mantendo a estrutura e o ritmo da versão original. Além de processar Chris Brown e Drake, eles miram o YouTube e sua empresa-mãe, Alphabet, acusando-as de “difamação” contra Marc Stephens, alegando que o serviço teria derrubado o canal do artista após uma disputa sobre um pedido de remoção de conteúdo.
O processo também menciona que Vinylz, um dos coautores de “No Guidance”, teria ouvido “I Got It” no canal de Benji Filmz, e que Nija Charles, outra coautora, teria recebido uma cópia da faixa por meio de um tio de Tykeiya. Esse mesmo tio teria confrontado Charles, mas, por constrangimento, acabou não contando a situação para Dore.
Confuso, não?
Continua após o vídeo
Outras disputas e histórico de processos
Esse processo não é o primeiro envolvendo “No Guidance”. Ainda em 2019, Drake e Chris Brown enfrentaram uma acusação de plágio feita por Brandon Cooper e Timothy Valentine, que afirmaram que “No Guidance” copiava a faixa “I Love Your Dress”.
Continua após o vídeo
Esse caso acabou sendo encerrado em 2022. As partes chegaram a um acordo antes que o caso fosse a julgamento, mas os detalhes desse acordo não foram divulgados. Portanto, tecnicamente, não houve um “vencedor” declarado, já que o caso não foi decidido por um juiz ou júri; ao invés disso, foi resolvido de forma privada entre os envolvidos.
Além de “No Guidance”, tanto Chris Brown quanto Drake já tiveram outras disputas por direitos autorais. Em 2021, Brown foi processado por uma gravadora britânica por sua faixa “Privacy”. No ano seguinte, Drake foi acusado pelo rapper ganense Obrafour de usar um sample de sua música sem autorização na faixa “Calling My Name”.
Resta saber como irá terminar mais essa disputa. Agora, a justiça será o palco onde cada lado tentará provar quem realmente tem “Guidance” sobre os direitos dessa melodia.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!