Olivia Rodrigo, Drake e mais

5 casos recentes de artistas que foram acusados de plágio em suas músicas

Elvis Costello disse mais uma vez que "inocenta" Olivia Rodrigo, mas grandes artistas como Drake e Adele precisaram enfrentar acusações na Justiça

5 casos recentes de artistas que foram acusados de plágio em suas músicas
Imagens: Reprodução/YouTube

Três anos depois de Olivia Rodrigo explodir com o álbum SOUR (2021), o cantor Elvis Costello ainda precisa responder sobre um suposto plágio da cantora na música “Brutal”.

Em entrevista recente à Vanity Fair – veja os detalhes mais abaixo -, o cantor reafirmou que acha absurda a ideia de processar alguém por ter servido como inspiração para ela.

Mas esse não foi o caso com nomes como Ed Sheeran e Drake, que recentemente foram acionados judicialmente por outros compositores por, quem sabe, terem “passado do limite” da inspiração.

Isso aconteceu até no Brasil, com artistas como Martinho da Vila e Cansei de Ser Sexy se sentido prejudicados por hits das estrelas globais Adele e Taylor Swift, respectivamente. Confira abaixo esses e outros casos recentes de acusações de plágio na música!

5 casos recentes de plágio na música

Olivia Rodrigo e Elvis Costello

A música de Elvis Costello em questão, que segundo seus fãs teria sido “roubada” por Olivia Rodrigo, é “Pump It Up”, hit de 1978 que está no álbum This Year’s Model. Assim como em “Brutal”, a introdução conta com um riff de guitarra cromático no ritmo do Punk.

Em 2021, Costello já havia dito que “é assim que o Rock N’ Roll funciona”. Agora, na entrevista à Vanity Fair, ele afirmou que “essa é a linguagem da música”, e que seria “lunático” da sua parte acionar Olivia legalmente por isso.

Taylor Swift e Cansei de Ser Sexy

No ano passado, quando Taylor Swift estava em alta no Brasil graças à passagem de sua Eras Tour, um ex-integrante do Cansei de Ser Sexy deu uma entrevista dizendo que estudava processar a cantora por causa da música “Karma”, do álbum Midnights (2022).

Adriano Cintra dizia que a faixa era muito similar a “Music Is My Hot Hot Sex”, lançada há quase 20 anos no álbum de estreia do CSS. A vocalista Lovefoxxx teve que vir a público dizer que não considerava dessa forma, e que a ideia era apenas de Adriano. A acusação dele nunca foi para frente.

Chris Brown/Drake e Tykeiya Dore

Lançada em 2019, a parceria de Chris Brown com Drake, “No Guidance”, voltou ao noticiário nesta quarta-feira (30), quando a jovem cantora nova-iorquina Tykeiya Dore entrou na Justiça contra os dois astros do Rap (via HipHopDX).

Ela alega que o produtor Anderson Hernandez (conhecido como Vinylz) conheceu sua música “I Got It” no YouTube em 2016, e depois usou “a progressão de acordes, o tempo, o tom” e outros elementos no feat que ele produziu entre Brown e Drake.

O processo, no valor total de US$5 milhões, também acusa o Google de derrubar indevidamente um mashup que a equipe de Tykeiya fez das duas canções, para compará-las e destacar o possível plágio.

Adele e Martinho da Vila

Talvez o caso mais curioso de todos tenha acontecido em 2021, quando o compositor brasileiro Toninho Geraes, autor de “Mulheres” junto com Martinho da Vila, processou ninguém menos que Adele por sua música de 2015 “Million Years Ago”.

Toninho acionou a Sony Music global dizendo que havia 88 compassos na canção de Adele idênticos aos de “Mulheres”, o que representava quase 90% da faixa da cantora britânica. Ele pede a sua inclusão como coautor de “Million Years Ago” e mais R$200 mil por danos morais. O processo começou a tramitar este ano na Justiça do Rio de Janeiro.

Ed Sheeran e Marvin Gaye

Outro cantor britânico ameaçou “encerrar a carreira na música” se fosse condenado por plagiar Marvin Gaye. Ed Sheeran era acusado de copiar “Let’s Get It On”, de 1973, em seu hit de 2014, “Thinking Out Loud”. O processo partiu da família de Ed Townsend, coautor do clássico do R&B.

O caso foi acompanhado de perto por toda a indústria da música, já que Marvin Gaye é um dos artistas mais sampleados de todos os tempos, mas se encerrou no ano passado com uma vitória de Sheeran.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!