Evento terá duas edições em 2025

Trends Brasil Conference cresce e se consolida como um dos eventos de música mais importantes do país

Evento de Music Business chegou à nona edição e já mira o futuro com duas datas em 2025

Trends Brasil Conference 2024
Crédito: Divulgação

A nona edição da Trends Brasil Conference, realizada no Rio de Janeiro, foi um verdadeiro sucesso.

Conhecida como uma das conferências de música mais celebradas por quem é da indústria, a Trends aconteceu na Expo Mag e apresentou números que mostram um claro processo de expansão.

Ao todo, foram 1.250 participantes, 156 palestrantes, 72 sessões, 06 flash talks, 03 rodadas de negócios e 03 mesas redondas, em um crescimento somado de 25% no total.

O TMDQA!, apoiador da Trends, esteve lá durante os três dias e mostrou tudo que rolava de mais legal na programação através do Instagram Stories.

O que vimos de perto foi um evento que se preocupa com o mercado ao mesmo tempo em que se preocupa com as pessoas, o que é um diferencial imenso no Music Business.

Nos painéis, foram criadas pontes entre diversos setores do mercado, proporcionando momentos de troca com artistas incríveis como Arlindinho, Rachel Reis e Frejat, que compartilharam suas experiências ao lado de profissionais de outras áreas.

Além disso, o espaço onde a Trends Brasil Conference aconteceu proporcionava encontros, já que era muito fácil transitar entre as áreas que traziam conteúdos relacionados à programação, e no meio do caminho encontrar alguém para trocar ideia e iniciar conversas, sejam de negócios ou parcerias.

Conversas intimistas e papos esclarecedores

Trends Brasil Conference 2024 no Rio
Crédito: Divulgação

A área principal da Trends contava com um palco para que mediadores conduzissem conversas vistas e ouvidas pelo público.

Foi assim, por exemplo, que nosso editor-chefe Tony Aiex participou de um painel sobre Superfãs que contou com Bruno Martins, Cecilia Sanches e Thiago Flores, e falou sobre como os olhos do mercado estão voltados para esse nicho de seguidores de artistas que não apenas correm atrás dos seus ídolos como também investem dinheiro neles.

Outro formato praticado na Trends foi o de “Flash Talks”, onde algumas pessoas com muito conteúdo a compartilhar se posicionaram no meio do povo e falaram por 15 minutos a respeito dos assuntos que dominam.

Foi esse o caso com Arthur Fitzgibbon, conhecido pelo seu trabalho de longos anos com a distribuidora ONErpm, que compartilhou ideias para artistas de todos os portes conduzirem suas carreiras.

Na Trends Connect, a ideia foi estabelecer pontes bem próximas entre o público e nomes do mercado que também estão apostando nas experiências com superfãs, como os responsáveis pela NOIZE Record Club e a produtora Rock World, conhecida por cativar seguidores do Rock In Rio em iniciativas além dos shows.

Concorridíssima, a sala legal levou profissionais gabaritados até a Trends para falar de questões latentes na indústria criativa, como direitos autorais, MTGs e Inteligência Artificial.

Luciana Pegorer, curadora da Convenção, falou a respeito da programação e da demanda:

“Aumentamos a capacidade da Sala Legal, mas não foi suficiente. As incertezas geradas pelo avanço de novas tecnologias ampliaram o interesse pelas discussões sobre a proteção do direito autoral. A sala ficou lotada o tempo inteiro. Daremos ainda mais espaço para o tema dos Diretos Autorais no próximo ano”.

Happy Hour, After e muito Networking

Como em toda conferência, um dos momentos mais importantes do dia está depois da programação oficial.

Essa é a hora de descontrair, conversar e tentar realizar negócios que não foram possíveis durante as horas anteriores, e a Trends apresentou algumas oportunidades para isso.

A primeira delas era no Happy Hour, que contava com música ao vivo e cerveja artesanal distribuída com apoio de uma marca parceira.

A segunda foram os “afters”, também promovidos por marcas parceiras do evento, que rolaram no Bar do Zeca no Flamengo. Aqui, deixamos nosso agradecimento público ao convite feito pela FUGA, que recebeu o TMDQA! para trocar ideias, histórias e aproveitar uma típica experiência de boteco no Rio de Janeiro.

O saldo da Trends 2024 foi extremamente positivo e nós já estamos ansiosos pelo ano que vem.

Assim como esse ano, o evento terá edições em São Paulo e no Rio de Janeiro, mais precisamente em Abril e Outubro.

Se você está inserido no mercado da música e/ou quer mergulhar profundamente nele, é hora de ligar o radar, acessar o site oficial da Trends e seguir o perfil do evento no Instagram para não perder nenhum timing e participar das próximas edições!

Definitivamente, a participação em alguma(s) dela(s) pode ser um divisor de águas na carreira de qualquer um.