Consegue imaginar?

Quincy Jones e a história de como Michael Jackson quase lançou um Heavy Metal

"Toquei um monte de partes de guitarra realmente selvagens, porque sabia que o solo de Eddie estava nela", revelou o guitarrista Steve Lukather

michael jackson

Em nova entrevista para o The Guardian, o guitarrista Steve Lukather, que participou de sessão em estúdio para Michael Jackson na época do processo de gravação do icônico Thriller (1982), revelou que o cantor, na época, poderia ter lançado um clássico do Heavy Metal.

Segundo Lukather, o sucesso “Beat It”, uma das faixas do cultuado disco, foi gravado originalmente no estilo do Metal por inspiração no solo de guitarra do também saudoso Eddie Van Halen (via Loudersound):

“Toquei um monte de partes de guitarra realmente selvagens, porque sabia que o solo de Eddie [Van Halen] estava nela. Eu estava fazendo um Hard Rock de verdade, um riff de quatro faixas.”

No entanto, o produtor Quincy Jones, que faleceu no início deste mês, interveio rapidamente quando percebeu que a forma que a música ganhava não estava de acordo com seu objetivo, lembrando Steve de que ele estava atrás de um hit pop radiofônico.

Quincy não permitiu que “Beat It” seguisse por esse caminho e, ao relembrar a situação, Lukather disse:

“Quincy nem estava lá, ele estava em Westlake fazendo overdubs em Billie Jean enquanto estávamos consertando ‘Beat It’. Então, estávamos no telefone e ele dizia: ‘É muito Metal, você tem que se acalmar. Tenho que colocar na rádio pop! Use o amplificador pequeno, não tanta distorção.’”

Ficou curioso para ouvir essa versão metaleira de “Beat It”?

Quincy Jones e Michael Jackson

Na conversa, Lukather ainda homenageou Jones:

“Quincy é o único cara que consegue fazer um álbum solo sem tocar ou escrever nada. De alguma forma, não importa o que ele fizesse, havia um som de Quincy Jones, mesmo que ele não tocasse, cantasse, escrevesse ou o que quer que seja. Ele era um diretor.”

Vale lembrar que “Beat It” foi lançada como single em 1983 e se tornou um dos maiores hits de Jackson, chegando ao topo das paradas em cinco países e sendo certificada oito vezes Platina nos Estados Unidos, bem como duas vezes Platina no Reino Unido e Dinamarca.

Jones – que também produziu os álbuns de Michael Off The Wall (1979) e Bad (1987), bem como discos de Aretha Franklin e Little Richard – morreu em 3 de Novembro, aos 91 anos, e a causa da morte foi um câncer no pâncreas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!