Relembrando seu relacionamento com o líder do The Smashing Pumpkins

Courtney Love fala sobre Billy Corgan e explica letra de clássico do Hole

Letra manuscrita de "Violet", escrita em 1991, será leiloada para caridade

Courtney Love
Foto: Wikimedia Commons

Courtney Love está se preparando para leiloar a letra manuscrita de um clássico do Hole, mas antes disso refletiu sobre o assunto abordado na faixa.

A música em questão é “Violet”, que abre o segundo disco do grupo, Live Through This, lançado em 1994, e foi escrita por Love cerca de três anos antes, enquanto o Hole estava em turnê divulgando seu disco de estreia, Pretty On The Inside.

Por um bom tempo, admiradores da artista acreditaram que a faixa foi escrita sobre o vocalista do The Smashing Pumpkins, Billy Corgan, com quem Love teve um relacionamento em 1990.

Porém, Courtney conversou recentemente com a NME (via Brooklyn Vegan) sobre o conteúdo da canção e compartilhou alguns detalhes sobre a origem de “Violet”:

“Não é apenas sobre Billy Corgan, como muitos podem supor; é sobre sentar na escada de incêndio de seu apartamento, bebericando vinho barato e tomando um Vicodin (ah, como é a juventude!) enquanto o sol de Chicago se põe, deixando para trás um céu ametista adornado com jóias.

Às vezes eu apenas canalizo o que vier. Percebi que meu comentário sobre Jools Holland foi um pouco maldoso – eu estava apenas sendo maldosa e agressiva. Mas alguém tem que manter os padrões de boa-fé!

A cantora estava se referindo aos comentários que fez em 1995 durante o program Later…with Jools Holland, quando ela apontou que a faixa era “uma música sobre um idiota” e cutcou: “eu o azarei e agora ele está perdendo o cabelo”. Ainda sobre o tema abordado no clássico, ela acrescentou:

“É um pouco influenciado por Pope e Brontë. Eu me inspirei em ‘The Dunciad’ de Pope e em um poema de Emily Brontë. Eu peguei emprestado de Brontë, mas no fim decidi riscar. O esquema de rima é bom, mas pareceu muita imitação – eu estava tentando ser [uma atriz de] ‘método’, mas acabou parecendo excessivo.

A peça também toca no tema de se ver entre dois garotos — representando o anjo e o diabo dentro de mim, assim como minha própria natureza. Há uma frase que menciona ‘o novo número de Danny’, referindo-se a Goldberg ou a um traficante de drogas — outro Danny, conhecido como ‘Bobby Bones’, de quem Flea se lembrará. Caramba!”

Courtney Love vai leiloar letra manuscrita de clássico do Hole

As páginas de caderno onde Courtney Love escreveu a letra original de “Violet” estão sendo doadas pela cantora para serem leiloadas para arrecadar fundos para a Ellis Park, instituição de caridade que se dedica a cuidar de animais resgatados em Sumatra e foi fundada por Nick Cave e Warren Ellis, do The Bad Seeds.

Os lances para arrematar o material já estão abertos e ficarão disponíveis até o dia 15 de Dezembro. A seguir, você pode conferir alguns registros da letra que também contam com rasuras e manchas.

Ouça a seguir a faixa do Hole e confira as imagens das letras manuscritas!

Crédito: Ellis Park

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!