Integrantes do Nirvana, Oasis, Radiohead e mais

7 músicos que odiavam seus maiores sucessos

Confira as explicações de lendas da música que ficaram insatisfeitas com alguns de seus maiores hits

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Apesar de boa parte dos artistas serem gratos por terem lançado músicas que ajudaram a catapultar ou consolidar suas carreiras, não é raro que alguns deles manifestem suas insatisfações com essas canções – e os motivos são diversos.

Ao longo dos anos, já surgiram relatos que indicavam que o desdém era provocado não pela música em si, mas pelo peso da repetição, ou até pelo receio de ter sua trajetória reduzida apenas àquele momento.

Integrantes de bandas lendárias como Nirvana, Radiohead e Oasis já expressaram abertamente suas opiniões (nem sempre positivas) sobre determinadas músicas que são os maiores sucessos de seus grupos.

A seguir, você pode conferir uma lista compilada pelo Metro com alguns clássicos da história da música que são odiados por seus criadores e ler as explicações desses astros!

8 músicos que odiavam seus maiores sucessos

Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”

O maior sucesso lançado pelo Nirvana foi “Smells Like Teen Spirit”, faixa que integrou o segundo álbum de estúdio do grupo, Nevermind, de 1991. Apesar da música ser uma das mais celebradas pelos fãs, o saudoso e lendário Kurt Cobain acreditava que a entrada da faixa no mainstream fez com que ela perdesse seu encanto.

Em uma entrevista, ele explicou:

“Uma vez que entrou no mainstream, acabou. Estou cansado de ficar envergonhado por isso. Estou além disso. Todo mundo se concentrou tanto nessa música. A razão pela qual ela recebe uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes. Ela foi martelada em seus cérebros.”

Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine”

É praticamente impossível falar de Guns N’ Roses e automaticamente não pensar na aclamada faixa “Sweet Child O’ Mine”.

A música foi lançada em 1988 no álbum de estreia do grupo liderado por Axl Rose, Appetite For Destruction. No entanto, mesmo sendo um divisor de águas na carreira do grupo, o icônico guitarrista Slash já admitiu que não foi um dos grandes admiradores da música.

Ao conversar com KiddChris em 2014, ele disse:

“Sabe, o Guns N’ Roses sempre foi uma banda hardcore, meio o tipo de hard rock do AC/DC, com muita atitude. Se a gente fazia algum tipo de balada, tinha a ver com o blues. Essa era uma balada acelerada. É uma das coisas mais ‘gays’ que você pode compor. Mas ao mesmo tempo, é uma música ótima – não estou detonando o som – mas na época do lançamento, simplesmente não encaixava com o resto do nosso lance. E, é claro, se tornaria um dos maiores hits da nossa carreira.”

Radiohead – “Creep”

Apesar do Radiohead ter lançado o clássico “Creep” como o single de estreia do seu primeiro disco de estúdio Pablo Honey, de 1993, a banda não sentia que a faixa representava o conceito que eles gostariam de seguir na carreira. Ainda assim, “Creep” se tornou um hit incontestável.

No mesmo ano do lançamento, o vocalista Thom Yorke disse à Rolling Stone:

“Não fiquei muito feliz com a letra; achei que era uma porcaria”.

E o fato de muitas pessoas só celebrarem essa música acabou afetando o frontman. Tanto que, durante um show em Montreal em 1998, Yorke gritou com um fã e xingou aqueles que ainda estavam interessados na canção.

Por isso, a banda passou alguns anos sem incluí-la nos repertórios de suas apresentações; eles voltaram a tocar “Creep” ao vivo em 2001, mas não com a mesma frequência de antes.

Beastie Boys – “Fight for Your Right (to Party)”

Em 1986, os Beastie Boys lançaram seu aclamado disco de estreia Licensed to Ill, apresentando um som inovador para o Punk de Nova York. Porém, seu hit principal, “Fight for Your Right (to Party)”, não agradou a banda.

Nessa música, Ad-Rock, MCA e Mike D fazem uma crítica direta aos jovens cuja única preocupação é fazer festas e causar confusão. Acontece que, com a repercussão da faixa, ela acabou se tornando um hino da juventude rebelde – exatamente o que eles criticavam.

Um ano após o lançamento, Mike D admitiu que o impacto da música no público não foi como eles esperavam:

“A única coisa que me incomoda é que talvez a gente tenha reforçado certos valores em parte do nosso público, quando nossos valores são totalmente diferentes. Tinha vários caras que cantavam ‘Fight for Your Right’ que não tinham ideia que a música é uma zoação completa com eles.”

Oasis – “Wonderwall”

O maior clássico lançado pelo Oasis foi a música “Wonderwall”, disponibilizada em 1995 no segundo disco de estúdio do grupo, (What’s the Story) Morning Glory?. Como é o caso de outras por aqui, tanto Liam como Noel Gallagher já expressaram sua insatisfação com a faixa.

Em 2008, cerca de um ano antes do Oasis entrar em hiato, Liam confessou à MTV do Reio Unido que não aguentava mais cantar o sucesso:

“Eu não suporto essa música! Toda vez que tenho que cantá-la, sinto vontade de vomitar. O problema é que ela era uma grande, grande música para nós. Você vai para os Estados Unidos e eles dizem: ‘Você é o Sr. Wonderwall?’. Dá vontade de bater no queixo de alguém.”

Já em 2021, Noel, que compôs “Wonderwall”, admitiu à revista Mojo que a canção é uma das suas “menos preferidas” do catálogo da banda. Ele explicou como ficou impactado com o sucesso da faixa:

“É algo inacreditável. ‘Wonderwall’ é uma das minhas canções menos preferidas porque ela não está acabada. Se eu pudesse de algum jeito viajar no tempo e voltar até lá, eu provavelmente escolheria outra canção para ser nosso cartão de visitas. Provavelmente ‘Some Might Say’.”

Queen – “Don’t Stop Me Now”

A história da música foi marcada por muitos sucessos do Queen, mas o guitarrista Brian May já confessou não ter entendido muito bem a repercussão do hit de 1979 “Don’t Stop Me Now”. Em entrevista ao Guitar Player, ele apontou:

“Eu realmente não gostei no começo. Eu não me sentia totalmente confortável com o que Freddie estava cantando na época. Achei um pouco leviano demais em vista dos perigos da AIDS e coisas assim. Mas com o passar do tempo, comecei a perceber que isso dava muita alegria às pessoas.

Eu tive que ceder. É uma ótima música – não tem como evitar. Acho que era isso que Freddie tinha um talento incrível para fazer: ele conseguia colocar sua digital em coisas que faziam as pessoas se sentirem um pouco mais vivas.”

Kanye West – “Gold Digger”

Kanye West já lançou muitos hits em sua carreira, mas no início dos anos 2000 o rapper estava constantemente dominando as paradas com seus sucessos.

Para a surpresa de muitos, West confessou em 2013 a Zane Lowe no programa Radio One que nunca gostou muito do hit “Gold Digger”, lançado em 2005 em parceria com Jamie Foxx e que liderou a Billboard Hot 100 dos EUA, a ARIA Singles Chart e a NZ Singles Chart. Ele apontou:

“Eu nunca gostei muito dessa música, mas sabia que seria pago por fazer ‘Gold Digger’.”

Compartilha da opinião por aí?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!