Planos para o futuro som do Soulfly

Max Cavalera promete voltar às raízes em novo disco do Soulfly

O influente músico brasileiro admite arrependimento e revela qual sonoridade pretende trabalhar com o Soulfly

Foto por <a href="https://www.instagram.com/stephaniexhahne/">Stephanie Hahne</a>/TMDQA!
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

O Soulfly, projeto liderado pelo influente músico brasileiro Max Cavalera, já explorou diferentes vertentes do Metal em seu trabalho. No entanto, ao que tudo indica, o grupo pretende voltar ao som do início de sua carreira em seus próximos passos.

Quando a banda estreou em 1998, seu disco autointitulado apresentou uma sonoridade impactante e próxima do Nu Metal, dando sequência às experimentações que haviam sido feitas em Roots, do Sepultura. Alguns discos depois, o Soulfly passou a apostar em elementos diferentes, trazendo até toques de Death Metal ocasionalmente.

Em uma nova entrevista à Metal-Roos (via Metal Injection), o cofundador e ex-líder do Sepultura revelou seus planos de voltar a se aventurar em um som mais tribal e ligado ao Nu Metal nos próximos lançamentos do Soulfly, já que consegue tocar outros ritmos em seus outros projetos musicais. Ele explicou:

“[O próximo disco do Soulfly será] muito tribal, de volta às raízes. Vou deixar o Soulfly ser o Soulfly novamente. Eu meio que impedi o Soulfly de ser o Soulfly por alguns anos, e eu meio que me arrependo um pouco disso. Mas agora que eu tenho o Cavalera, o Go Ahead And Die e o Killer Be Killed, eu realmente posso deixar o Soulfly ser o Soulfly. Vamos voltar ao que era no começo. É aquele poder do groove tribal que as pessoas amam. Eu estou criando um disco com isso.”

Max Cavalera promete voltar às raízes em novo disco do Soulfly

Anteriormente, Max Cavalera já havia antecipado seu interesse em voltar a tocar Nu Metal quando conversou com o Moshpit Passion:

“Eu realmente gostei do material inicial do Soulfly porque era mais tribal e mais groove. E agora, por eu ter o Cavalera e o Go Ahead And Die, eu posso ser tão pesado quanto eu quiser com o Cavalera e isso me deixa com o Soulfly para ser algo bem diferente.”

O músico ainda disse acreditar que, na percepção de muitas pessoas, o Soulfly era melhor quando apostava em um som mais voltado ao tribal. Ele complementou:

“Então, não é que eu esteja entrando na onda do Nu Metal; não é bem isso. É só que eu acho que o Soulfly antigo tinha algum tipo de magia que, com o passar dos anos, nós meio que perdemos essa magia. E eu acho que estamos tentando trazê-la de volta com esse novo disco que vai sair ano que vem.”

Como já falamos algumas vezes por aqui, o Nu Metal tem retornado à indústria com bastante força nos últimos anos e novas gerações estão passando a acompanhar tanto bandas veteranas como grupos mais novos que estão explorando esse som. A gente fica ansioso pra ouvir as novidades de Max e do Soulfly!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!