Relembre os bastidores de "Collision Course"

"Rota de colisão": EP colaborativo do Linkin Park com Jay-Z completa 20 anos como referência máxima na arte dos feats

Álbum trouxe versões novas para 13 músicas do rapper e da banda de Mike Shinoda, que realizou sonho ao trabalhar com seu maior ídolo do Rap lá em 2004

Linkin Park: 20 anos do EP "Collision Course", com Jay-Z
Imagem: Divulgação

Quem não viveu o auge do Linkin Park nos anos 2000 pode não entender a importância do retorno da banda de Mike Shinoda agora, mais de 25 anos depois de sua formação.

Tente visualizar: um grupo inovador, com um som pesado e um vocalista totalmente fora da curva, se torna a grande sensação do Rock com seus dois primeiros álbuns. O que eles fazem em seguida? Lançam um EP colaborativo com ninguém menos que Jay-Z.

Collision Course está completando 20 anos de seu lançamento em 30 de novembro de 2004, e nesta matéria vamos relembrar como surgiu essa parceria que, em apenas seis músicas, transformou a forma como encaramos os “feats” na música mainstream.

Como Jay-Z e Mike Shinoda se conheceram?

A ideia nasceu de um especial da MTV chamado Ultimate Mash-Ups, e a emissora escolheu Jay-Z para o projeto após o sucesso do The Grey Album, disco daquele mesmo ano em que o DJ Danger Mouse remixou músicas do rapper com canções dos Beatles.

O Linkin Park também havia acabado de lançar uma versão remix de Hybrid Theory, o álbum Reanimation, que tem participações de mais de 20 artistas de vários estilos.

Por isso Jay não pensou duas vezes e convidou Shinoda, que respondeu imediatamente – e já com alguns remixes que ele tinha imaginado, juntando seis músicas do rapper e sete de sua própria banda.

Em entrevista à MTV em 2004, Mike explicou como os dois começaram a colaborar por e-mail mesmo, mas decidiram se reunir para regravar os versos em cima da nova base instrumental:

“Eu não queria só chegar e dizer ‘claro, vamos lá’, eu queria mostrar para ele como ficaria o som. E acho que o Jay realmente gostou disso, mas pediu pra gente trabalhar apenas por e-mail, para guardar um pouco da empolgação pra quando a gente realmente se encontrasse para gravar.

Nós percebemos que seria melhor regravar os versos de Rap, porque quando você tem uma batida nova, o clima muda e você pode querer cantar um pouco diferente. Não tivemos problema nenhum com ego, se eu pedisse para o Jay cantar de uma maneira diferente, ou colocar um verso novo em algum lugar, ele fazia com alegria. Foi muito fácil trabalhar com ele”.

Continua após o vídeo

Linkin Park e o desempenho comercial de Collision Course

O EP Collision Course estreou em primeiro lugar na Billboard, garantindo o oitavo álbum nº 1 para Jay-Z e o segundo para o Linkin Park. O sucesso foi puxado pelo single “Numb/Encore”, que fez muito sucesso nas rádios e venceu o Grammy de Melhor Colaboração de Rap em 2005.

“Points of Authority/99 Problems/One Step Closer” também foi enviada para as rádios norte-americanas, e outras faixas como “Izzo/In the End” e “Jigga What/Faint” são referência até hoje para artistas que misturam Rock com Hip-hop.

Também foi lançado um DVD com imagens dos dois shows que Jay e o LP fizeram para apresentar a parceria: um no programa MTV Ultimate Mash-Ups e uma apresentação especial no icônico The Roxy Theatre, em Hollywood.

Atualmente, o disco já vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo, e em 2017 foi certificado como Platina pela RIAA, com 2 milhões de unidades vendidas só nos EUA.

Curiosidades do álbum colaborativo do Linkin Park com Jay-Z

Pra fechar, bora conhecer algumas curiosidades de bastidores do disco? Primeiro, há o fato de que Mike Shinoda sempre foi muito fã de Jay-Z e, antes da fama, costumava fazer remixes do rapper com bandas como Smashing Pumpkins e Nine Inch Nails.

Os dois se tornaram tão amigos depois do especial da MTV que Jay acabou produziu o primeiro álbum de Mike com seu projeto paralelo Fort Minor, o aclamado The Rising Tied (2005).

Outra curiosidade é que Collision Course se tornou o primeiro EP (que nada mais é que um álbum com curta duração) a liderar as paradas norte-americanas desde Jar of Flies do Alice in Chains, lançado 10 anos antes.

Relembre abaixo essa parceria marcante que está completando 20 anos de lançamento!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!