Lendária banda de rock progressivo realizou sua últimas apresentações em 2015

Rush revela maior arrependimento da sua turnê de despedida

Geddy Lee e Alex Lifeson refletem sobre os últimos momentos do saudoso baterista Neil Peart no grupo

Geddy Lee (Rush)
Foto de Geddy Lee via Shutterstock

O baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson, membros sobreviventes do icônico grupo de rock progressivo Rush, refletiram recentemente sobre a última turnê realizada por sua banda.

Quase dez anos após a série de shows de despedida do grupo canadense, os músicos revelaram em nova entrevista à revista Classic Rock (via Billboard) ter se arrependido de não estender a turnê para lugares como o Reino Unido e a Europa. Ao falar da R40 Live Tour, Lee declarou:

“Eu me esforcei muito para conseguir mais shows para que pudéssemos fazer aqueles shows extras e não tive sucesso. Eu realmente senti que decepcionei nossos fãs britânicos e europeus. Pareceu-me incorreto que não tivéssemos feito isso, mas Neil [Peart] estava inflexível de que faria apenas trinta shows e foi isso. Para ele, isso foi um grande compromisso, porque ele não queria fazer nenhum show. Ele não queria fazer um show sequer.”

Última turnê do Rush e o falecimento de Neil Peart

A última turnê do grupo começou em Tulsa, Oklahoma, em maio de 2015, e terminou em agosto daquele ano após um total de 35 shows nos Estados Unidos e no Canadá. Enquanto muitos fãs pediam mais datas da turnê, aquelas acabaram sendo mesmo as performances finais do grupo veterano.

Após o falecimento do baterista Neil Peart em janeiro de 2020, os membros fundadores apontaram que não viam mais sentido em continuar com o grupo sem o músico.

Em seu livro de memórias, My Effin’ Life, Geddy Lee compartilhou alguns detalhes sobre a turnê final do Rush e, mesmo tratando do tema de forma cautelosa, o músico abordou o falecimento de seu ex-companheiro de banda para conseguir explicar o fim do grupo. Relembrando isso, ele disse:

“Eu meio que senti que devia uma explicação a eles, o público. É parte do motivo pelo qual entrei em detalhes sobre a morte de Neil no livro, para deixar os fãs saberem o que aconteceu. Que não foi uma linha reta.

É assim que o mundo inteiro do Rush se tornou complicado desde 1º de agosto de 2015 até 7 de janeiro de 2020, quando Neil faleceu. Aqueles foram tempos muito incomuns, complicados e emocionais. Os fãs investiram todo o seu ser em nossa banda e eu pensei que eles mereciam uma resposta um tanto direta sobre o que aconteceu e como sua banda favorita chegou ao fim.”

Alex Lifeson também se mostrou decepcionado por não poder explorar outros lugares pelos quais ele tem uma forte consideração na temporada final do Rush e observou que, mesmo com limitações na agenda causadas pelos problemas de saúde de Peart, “uma dúzia ou mais” de datas adicionais poderiam ter tornado os membros sobreviventes “um pouco mais receptivos”. O guitarrista explicou:

“Houve um ponto em que acho que Neil estava aberto a talvez estender a temporada e adicionar mais alguns shows, mas então ele teve uma infecção dolorosa em um dos pés. Quero dizer, ele mal conseguia andar até o palco em certo ponto. Eles deram a ele um carrinho de golfe para levá-lo até o palco. E ele fez um show de três horas, na intensidade com que tocava em todos os shows. Isso foi incrível, mas acho que foi nesse ponto que ele decidiu que a turnê só iria durar até o show final em Los Angeles.”

Em maio do ano passado, vale lembrar, Lee e Lifeson revelaram que estavam revisitando de forma casual algumas músicas do Rush, mas o guitarrista sugeriu que os fãs não criassem expectativas sobre um retorno do grupo. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!