Relatos sobre saúde mental, vícios e mais

Sincerões: 5 artistas que não esconderam suas batalhas internas do público

Vários artistas famosos já compartilharam momentos delicados de suas vidas com os fãs, e não apenas através de suas músicas

Lily Allen fala abertamente sobre sua saúde mental e admite que não está sentindo fome
Reprodução/Instagram

Sabemos que muitos artistas se sentem bastante expostos, principalmente depois de atingir determinado nível da fama. Ao longo da história, no entanto, alguns deles demonstraram não ter medo de compartilhar certas vulnerabilidades – o que, muitas vezes, pode ter causado uma conexão ainda maior entre o artista e público.

Enquanto alguns músicos decidem abordar seus problemas pessoais através de suas canções, outros vão além e falam abertamente sobre o assunto em entrevistas, livros, redes sociais ou outros meios, passando a ter suas lutas acompanhadas de perto por fãs e pela mídia.

Através de seus relatos, grandes estrelas da indústria da música já criaram diálogos mais honestos sobre saúde mental, vícios, pressão do estrelato e até mesmo sobre situações envolvendo relações amorosas.

A seguir, reunimos em uma lista cinco artistas que decidiram compartilhar situações delicadas de suas vidas com o público.

5 artistas que não esconderam seus problemas pessoais do público

Lily Allen

Lily Allen tem feito alguns desabafos bastante pessoais nos episódios de seu podcast Miss Me?.

Recentemente, após amigos revelarem que ela teria descoberto que seu até então marido David Harbour estava usando um aplicativo de relacionamento enquanto eles ainda estavam juntos, a artista confirmou a informação e disse que está enfrentando um momento delicado em sua vida pessoal.

Allen ainda anunciou que fará uma pausa de três semanas no podcast e declarou:

“Está difícil me interessar por qualquer coisa, realmente não estou bem. Sei que já falo sobre isso há meses, mas estou me sentindo cada vez mais descontrolada. Perdi o controle, tentei”.

No programa, Lily também revelou que teve um ataque de pânico durante um almoço promocional de seu podcast e, durante uma sessão de teatro, precisou sair no intervalo ao passar pela mesma situação.

A cantora ainda fez questão de tranquilizar seus fãs negando os rumores de que supostamente teria tido uma recaída em sua luta contra a dependência química e disse que está animada com as próximas semanas já que ficará em um local em que não poderá usar seu celular – aparelho que não tem lhe feito bem no últimos tempos.

Já que estamos falando de um caso recente, desejamos força e melhoras para a talentosa cantora!

Kurt Cobain

O saudoso Kurt Cobain foi honesto, em diversas ocasiões, sobre a luta que enfrentava com sua saúde mental e também sobre o abuso de substâncias. No ano anterior à sua morte, o líder do Nirvana falou abertamente sobre seu vício em heroína, justificando o uso da droga como um recurso para aliviar dores crônicas de estômago.

No ano do seu falecimento, Kurt chegou a confessar em uma entrevista à Rolling Stone que, durante os cinco anos em que enfrentou problemas no estômago, ele pensava frequentemente em tirar a própria vida:

“Cheguei muito perto algumas vezes. Me desculpe ser tão direto nesse assunto. Houve um ponto em que estava em turnê, deitado no chão, vomitando ar porque não conseguia manter sequer um copo d’água dentro do estômago. E em 20 minutos precisava estar no palco tocando. Cantava tossindo sangue. Isso não é jeito de se viver.”

Infelizmente, o suicídio de Cobain pode ter sido causado por um acumulo de fatores, como suas questões depressivas chegando ao limite devido ao seu desconforto – muitas vezes relatado pelo cantor – com a fama.

Vale sempre lembrar que, se você está enfrentando problemas de saúde mental e precisa de apoio emocional, o canal de atendimento no Brasil é o Centro de Valorização à Vida, disponível 24h por dia pelo telefone 188 ou no site oficial.

Demi Lovato

Demi Lovato iniciou sua carreira muito nova e, conforme foi alcançando a fama, os seus problemas emocionais e de saúde também aumentaram.

Há vários anos, a cantora tem compartilhado com os fãs momentos delicados de sua vida e já chegou a afirmar que parte de suas lutas com a saúde mental foram resultado de suas tentativas de “perseguir a perfeição”. A cantora desenvolveu distúrbios alimentares severos como bulimia, anorexia e compulsão alimentar.

Além disso, Demi já fez diversos alertas sobre os riscos reais de suicídio desde que se recuperou de uma overdose quase fatal em 2018. Em declaração de 2021 registrada no documentário Dancing with the Devil, a artista revelou que, semanas antes de sofrer a overdose, ela estava viciada em heroína, metanfetamina e crack, e disse ter se surpreendido de não ter sofrido as consequências antes.

Durante a overdose, Demi revelou ter sofrido três derrames e um ataque cardíaco, o que lhe causou danos cerebrais permanentes.

Apesar de ter alcançado a sobriedade em 2021, Demi disse ter adotado uma abordagem “californiana” ao manter o uso de maconha e álcool com moderação, porém sem fazer mais o uso de outras drogas.

Britney Spears

Britney Spears foi considerada uma das maiores estrelas pop da indústria durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000, mas sua vida pessoal começou a desmoronar bem em frente às câmeras.

Além dos comportamentos agressivos que a cantora começou a ter em público e suas diversas internações em centros de reabilitação, sua situação se tornou mais agravante em 2008 após ela ter sido colocada sob a tutela de seu pai, Jamie Spears, que assumiu o controle legal tanto de suas finanças como de sua vida pessoal.

Nos últimos anos, com o apoio do movimento #FreeBritney, ela enfrentou uma longa batalha contra seu pai na justiça lutando pelo fim da tutela que durou 13 anos e lhe privou de diversos direitos.

Após sua vitória e o encerramento da tutela, Britney compartilhou um desabafo relatando diversos abusos que sofreu ao longo dos anos em que ficou sob os cuidados do pai. Na postagem, que foi deletada pouco depois de ter sido publicada, ela ainda explicou como tudo desencadeou traumas que ela carrega consigo até hoje.

Eminem

Ao longo de sua carreira, Eminem nunca escondeu a relação conturbada que tinha com sua mãe, Debbie Mathers – tanto que a morte da mãe do rapper em dezembro de 2024 marcou o fim de uma era para os fãs do artista veterano.

Eminem fez referências sobre sua mãe desde seus primeiros lançamentos, como na famosa faixa “My Name Is”, single do seu aclamado disco de 1999, The Slim Shady LP. Na ocasião, a obra fez Debbie mover uma ação judicial contra ele, alegando que estava sendo difamada.

Essa foi apenas uma das músicas nas quais o rapper alfinetou sua mãe. Ocasiões envolvendo Debbie também foram mencionadas em canções como “Cleanin’ Out My Closet”, de 2002, “My Mom”, de 2009 e mais. Ao mesmo tempo, o rapper também teve momentos mais tolerantes, como em “Headlights”, onde pede desculpas a Debbie e a agradece por ter sido mãe e pai.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!