"Aprendam a história"

"Queime, Hollywood": música do Public Enemy viraliza após incêndios e deixa Chuck D irritado

Rapper lendário da costa leste, Chuck D precisou explicar verdadeiro significado por trás da música "Burn Hollywood Burn"

Chuck D (Public Enemy)
Foto de Chuck D via Shutterstock

Os incêndios florestais que seguem devastando uma parte de Los Angeles neste início de 2025 geraram uma polêmica no mundo da música após uma canção do Public Enemy ser usada por pessoas que estão fazendo piada da situação.

Como o fogo está atingindo principalmente áreas nobres da cidade na Califórnia, onde havia mansões e refúgios para os mais ricos, muita gente tem usado as redes sociais para “comemorar” a destruição.

Esses posts infelizes estão usando a música “Burn Hollywood Burn”, lançada em 1990 no terceiro álbum do Public Enemy, Fear of a Black Planet, o mesmo que tem os clássicos “Fight the Power” e “Welcome to the Terrordome”.

No X, por exemplo, um internauta publicou uma foto falsa do famoso letreiro de Hollywood em chamas e escreveu (veja o post mais abaixo):

“Como nosso amigo Chuck D disse certa vez… queime, Hollywood!”.

Outro usuário chegou a dizer que Chuck D teria “previsto” essa tragédia quando escreveu a música mais de 25 anos atrás:

“Chuck D profetizou essa porra com a música ‘Burn Hollywood Burn'”.

Continua após o post

Chuck D explicou significado real da música “Burn Hollywood Burn”

Com a notícia dos incêndios em Los Angeles, que já deixaram pelo menos 10 mortos e 170 mil pessoas desalojadas, Chuck D também foi às redes sociais para prestar solidariedade à Califórnia.

Vale lembrar que o Public Enemy foi fundado em Nova York e é um dos grandes ícones do Rap da costa leste dos EUA, “rival musical” histórico da costa oeste dos EUA, que sempre foi representada principalmente por rappers de Los Angeles.

Primeiro, Chuck D publicou fotos com informações e estatísticas dos incêndios ativos na cidade, e escreveu na legenda: “Estamos orando. Fiquem a salvo. Evacuem”.

Na sequência, o rapper decidiu explicar o verdadeiro significado por trás da música “Burn Hollywood Burn”, que remete a uma rebelião da população negra contra a violência policial na periferia de Los Angeles, em 1965:

“‘Burn Hollywood Burn’ é uma música de protesto inspirada na Rebelião de Watts, em 1965, quando [o DJ e radialista] Magnificent Montague costumava dizer ‘burn, baby, burn’ no ar para apoiar a luta contra a desigualdade. Fizemos músicas de revolução mental, mas que acabaram destinadas à exploração unilateral por uma indústria. Essa faixa não tem nada a ver com famílias perdendo tudo que tinham em desastres naturais. Aprendam a história”.

Deu pra entender, né, galera?!

Ouça “Burn Hollywood Burn”, do Public Enemy

Ouça abaixo a música do álbum Fear of a Black Planet (1990), do Public Enemy com Ice Cube e Big Daddy Kane, que causou toda essa polêmica.

Na sequência, você pode ver o post no Instagram em que Chuck D rebate as pessoas que estão distorcendo o significado da música.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!