O guitarrista do Deep Purple, Steve Morse, e o vocalista Ian Gillan comentaram sobre a morte do tecladista e fundador da banda, Jon Lord. Morse comentou sobre a importância de Lord e seu legado para o rock, destacando seu solo na música “Highway Star”, bem como seu trabalho no álbum Concerto For Group and Orchestra:
Jon foi o tecladista que por muitas vezes uniu o rock e a música clássica. Ele também nos impedia de desistir de uma ideia para uma letra. (…) Mesmo depois de escrever algo tão incrível como “Concerto” ele ainda tinha imaginação para ouvir nossas ideias. (…) A notícia sobre sua morte me pegou de surpresa. Eu achei que nos encontraríamos para um projeto futuro quando ele se recuperasse da quimioterapia. (…) Se você tem amigos, família, especialmente filhos, nunca perca a chance de fazer ou dizer algo especial, ou simplesmente apreciar o fato de que eles estão aqui. Um dia, eles não estarão.
Já o vocalista Ian Gillan falou sobre Jon durante uma entrevista para uma rádio inglesa:
Ele era uma pessoa incrível, o padrinho do Deep Purple, e todos nós o admirávamos. Se existe algo como um verdadeiro cavalheiro inglês no rock, era Jon Lord. (…) Todos nós o reconhecemos pelo talento e inspiração que ele foi. Eu poderia falar por horas sobre o que ele nos proporcionou. Nós devemos levar sua memória adiante, e sua música, é claro.
Jon Lord faleceu na última segunda-feira (16 de julho) depois de uma batalha contra um câncer no pâncreas, descoberto no começo deste ano.