7 curiosidades sobre o icônico Chorão
Chorão foi vocalista da banda Charlie Brown Jr. e um dos nomes mais importantes da história do rock brasileiro. Faleceu em março de 2013 aos 43 anos de idade.
Ele não nasceu em Santos
Apesar da grande relação com a cidade, Chorão nasceu na capital do estado de São Paulo.
A origem do apelido
O apelido, que veio a se tornar seu nome artístico, surgiu de um colega skatista durante a infância. Na época, o paulistano, que ainda não sabia andar de skate, foi zombado por esse amigo, que brincou dizendo “não chora!” enquanto praticava.
Skate
Chorão foi vice-campeão paulista de skate freestyle em 1987. Competiu em uma das lendárias etapas do brasileiro em Guaratinguetá. Era conhecido como um dos “Ibiraboys”.
Primeiro contato com a música
Aos 21 anos, Chorão assistia ao show de uma banda local em Santos e aproveitou o momento em que o vocalista deixou o palco para assumir o microfone, mandando uma música da banda Suicidal Tendencies. A apresentação rendeu o convite para participar da banda What’s Up como vocalista.
Foi através dessa banda que Chorão conheceu o baixista Champignon um tempo depois.
Começo difícil
Na infância, Chorão fazia entregas para a mãe. Na adolescência, trabalhou em empregos temporários como corretor de imóveis e vendedor. As contas estavam sempre atrasadas, inclusive o pagamento do aluguel, que fizeram com que ele fosse despejado várias vezes.
Cinema
A música e o esporte lhe proporcionaram melhores condições de vida, mas ele não quis se acomodar. Inquieto, Chorão ainda se aventurou no mundo do cinema, trabalhando como escritor e roteirista do filme O Magnata, de 2007.
Nome da banda
A ideia partiu da mente criativa de Chorão, que se envolveu em um incidente em que atropelou uma barraca de água de coco que tinha estampada o personagem Charlie Brown, da turma do Snoopy.
O acréscimo do termo “Júnior” se deu simplesmente porque, de acordo com o próprio vocalista, eles sem entendiam como “filhos do rock”. Foi uma forma de a banda homenagear as bandas brasileiras de rock que serviram como influência, como Raimundos e Nação Zumbi.
Os 10 bateristas preferidos de Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers
7 curiosidades sobre o lendário Joe Strummer
As 21 bandas punk mais influentes de todos os tempos